Rodrigo diz que, se necessário, PM usará força para desobstruir vias em SP
"São Paulo respeita o resultado das urnas e nenhuma manifestação vai fazer com que a democracia do Brasil retroceda", disse
Em: 1 Nov 2022 11:12
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse que, se necessário, a Polícia Militar empregará o uso de força para desobstruir vias bloqueadas por manifestantes bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições e fez um apelo para que os atos com pedidos antidemocráticos sejam encerrados.
Para respaldar a decisão, o governador citou despacho de hoje do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determina que as polícias militares dos estados atuem para desobstruir as rodovias — inclusive as federais — e impõe multa de R$ 100 mil por hora e prisão em flagrante delito ao que estiverem cometendo crimes contra o Estado Democrático de Direito.
"São Paulo respeita a democracia, o estado democrático de direito, e não vai ser manifestação ou baderna que vai fazer com que a sociedade não reconheça os resultados da urna. Aos vencedores, o mandato, e aos perdedores, o reconhecimento da derrota. É isso que determina a nossa Constituição e é isso que São Paulo vai preservar", destacou. Segundo Rodrigo, a polícia paulista está mobilizada para procurar evitar que as manifestações interrompam o direito de ir e vir da população e que 40 pontos que estavam obstruídos foram liberados.
Fonte: UOL
Foto: Governo do Estado de São Paulo