Rádio Interativa FM 101,7
Avaré

Medo e preocupação: como vivem os moradores de Buriticupu, cidade que pode ser 'engolida' por voçorocas

Moradores já perderam casas, parentes e a esperança de morar na cidade em segurança.

Por: Camila C M .
Em: 18 Jul 2024  08:52 

Medo e preocupação: como vivem os moradores de Buriticupu, cidade que pode ser 'engolida' por voçorocas

Moradores na cidade de Buriticupu, no Maranhão, vivem um dilema: como trabalhar, se divertir e produzir em uma cidade que pode ser "engolida" por crateras e não existir em um futuro próximo? O questionamento pode parecer exagerado, mas é real.

O receio dos moradores é legítimo e possível, segundo os pesquisadores, mas pouco provável, especialmente se alguma ação de contenção for realizada a tempo.

"Do ponto de vista da dinâmica da natureza, é possível que toda aquela área alta, que abriga hoje Buriticupu, aplainada, erodida, e se torne um vale ou uma área plana mais rebaixada e, diante dessa dinâmica natural, seria possível sim que a cidade fosse arrasada por erosão, dentro, claro, de um tempo geológico", explicou Marcelino Farias, chefe do departamento de Geociência da Universidade Federal do Maranhão, que possui pesquisas sobre as voçorocas de Buriticupu.

"Entretanto, a cidade vai se adaptando e, ainda que não tenha obras significativas, as pessoas vão se movimentando, a cidade vai mudando seus limites, mudando de lugar, e se adaptando a essas ameaças", acrescentou.

Nas últimas três décadas, cerca de 70 casas já foram engolidas e há pelo menos 180 em áreas consideradas de risco. Algumas delas estão localizadas no Residencial Eco Buriticupu, onde mora a Kailanny Pinheiro, de 21 anos.

Há três anos, uma enorme voçoroca começou a crescer perto de uma das ruas do residencial e, gradualmente, foi engolindo moradias. Para Kailanny, a casa dela pode ser a próxima, em breve.

FONTE: G1

Camila C M
Autor(a)
Camila C M

Publicitária